Arquitetura e o distanciamento social
- lucianacontini4
- 20 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Como os espaços urbanos estão sendo reinventados na situação da pandemia de COVID-19.

Quais as principais mudanças que tem que ocorrer nos espaços para adequação a esse novo estilo de vida decorrente da pandemia?
Desenho com distanciamento
Sobre o momento em que vivíamos onde estações de trabalho estavam por tornar-se rotativas e compartilhadas, sobre a desconstituição do espaço físico de trabalho, sobre a interconectividade extrema onde a presença já não era tão mais importante. Estávamos antes mais próximos, juntando em Coworkings profissionais de várias disciplinas, promovendo intercâmbios riquíssimos e ótimas oportunidades de troca de experiências e crescimento profissional. E agora, como vencer as barreiras físicas que a situação atual nos impôs garantindo a mesma ideia de crescimento e conexão?
Espaços de trabalho devem prover um distanciamento social seguro de 2 metros, aproximadamente. Em alguns lugares, adotam-se até 1,5 metro entre pessoas.
O teletrabalho
Uma grande parte da população teve a oportunidade de testar o home office no início da pandemia, tendo que conciliar o espaço e mobiliário que tinham disponíveis em casa à situação diária de trabalho. Resultado disso? Várias buscas por reformas de espaços e adaptações de mobiliário por questões ergonômicas - situação que não era uma preocupação antigamente, visto que o trabalho era feito preferencialmente fora de casa.
A volta ao trabalho presencial
Após a finalização das restrições de deslocamento (1ª onda) uma grande leva de trabalhadores voltou a trabalhar presencialmente e esses espaços tiveram um tratamento especial para receber seus funcionários. Em algumas imagens mostrarei soluções de distanciamento social bastante interessantes:

Fonte: Veja
Nessa imagem podemos ver um grande distanciamento entre as estações de trabalho, elementos verticais de proteção (vegetação funcionando como barreira de contenção para o vírus). A ideia de colocar vegetação em ambiente de trabalho corrobora também para a sensação de conforto do espaço. As esquadrias com grandes aberturas promovem iluminação natural ao espaço, permitindo também que seja eventualmente ventilado, como forma de prover a renovação interna do ar do ambiente.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes negócios

Fonte: Telelok
Nessa imagem é possível ver a adoção de um sistema de barreira vertical de acrílico, que é uma boa opção de baixo custo para melhoria do ambiente de trabalho.

Fonte: Riccó
Nessa imagem e nas seguintes é possível ver espaços de trabalho ideais, com iluminação e ventilação natural, amplitude de espaço, pisos e revestimentos monolítico, simples e de fácil limpeza, sistema de renovação do ar interno.

Fonte: Riccó

Fonte: Riccó
Há uma dicotomia: embora a Arquitetura Corporativa atual peça por espaços compartilhados, rotativos e de facilidade de contato e disseminação de informações, a situação atual pede por distanciamento e barreiras. Os espaços amplos, iluminados e ventilados pedem por espaços menores, de concentração, livre de burburinhos. A ideia é permitir que sejam atendidas as duas demandas de utilização do espaço: a maior e integrada e também a menor, de concentração.


Comentários